Pierre Gasly, observando as dificuldades de seu ex-companheiro de equipe Yuki Tsunoda na Red Bull, indicou que sabe o motivo, mas "não pode" revelar.
As Lutas de Yuki Tsunoda na Red Bull: Pierre Gasly Sugere Problemas Não Divulgados Seis anos após as próprias dificuldades de Gasly na Red Bull, que o levaram a ser rebaixado após 12 corridas, Tsunoda é o mais recente piloto a achar a vida na equipe de Milton Keynes mais difícil do que o esperado.
Pierre Gasly: Eu sei algumas coisas que não podem ser ditas
Seis anos atrás, Max Verstappen se despediu de Daniel Ricciardo quando o "Honey Badger" foi para a Renault. A Red Bull, pegou de surpresa pela saída, trouxe o piloto júnior Pierre Gasly.
O francês sofreu um acidente durante os testes de pré-temporada e ficou em desvantagem desde o início, não ajudado pelas críticas públicas do consultor de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko.
Ele foi rebaixado da equipe para a AlphaTauri, como a segunda equipe da Red Bull era conhecida na época, antes de reinventar sua carreira e sair para a Alpine.
Para Gasly, essas 12 corridas ao lado de Verstappen foram difíceis, pois, embora tenha pontuado em nove delas, não conseguiu igualar o companheiro de equipe no pódio.
Ele se tornou o primeiro piloto em uma lista de cinco que não conseguiu acompanhar Verstappen. O mais recente é Tsunoda.
Tsunoda assumiu o segundo carro da RB21 no Grande Prêmio do Japão, substituindo Liam Lawson, cuja carreira na Red Bull durou apenas duas corridas.
Tsunoda marcou apenas sete pontos em suas 12 corridas com a equipe de Milton Keynes, enquanto seu companheiro de equipe Verstappen conquistou 151 no mesmo período.
Isso deixou o piloto japonês lutando por seu futuro na F1. A Red Bull garantiu a ele o restante da temporada, mas se ele não conseguir a vaga para o próximo ano, poderá enfrentar o fim de sua carreira na F1.
Companheiros de equipe da Red Bull: Estatísticas comparativas da F1 2025
- Estatísticas comparativas de qualificação da F1 2025 entre companheiros de equipe
- Estatísticas comparativas de corrida da F1 2025 entre companheiros de equipe
Isso levanta a questão: o que está dando errado com o "sedile maledetto" (assento amaldiçoado) da Red Bull?
Verstappen refutou especulações de que o carro é projetado para se adequar ao seu estilo de pilotagem, uma alegação que a Red Bull também negou.
Gasly, um bom amigo de Tsunoda após o tempo juntos na segunda equipe da Red Bull, diz que sabe, mas não pode falar.
"O complicado é que na minha época, muitas coisas não podem ser ditas, porque você é um piloto, você está trabalhando para uma equipe, e como profissional, você não pode compartilhar todas as informações sobre as situações específicas", disse o piloto da Alpine à RacingNews365.
"Conversando com Yuki, eu sei algumas coisas que não podem ser ditas, e não é fácil. Não é fácil estar nesta situação.
"Você tenta fazer o que é melhor para a equipe, e às vezes você recebe algo para fazer funcionar, e às vezes você está em uma situação onde, por diferentes razões, não consegue funcionar como você gostaria."
Gasly só pode apoiar Tsunoda como amigo.
"Então, sabendo por experiência, eu tento apenas conversar como amigo e dar conselhos sobre coisas que podem ajudá-lo", disse ele. "E acho que, no final, cabe a ele e à equipe fazer isso funcionar e fazer as coisas certas para que funcione."