Liam Lawson Surpreende Max Verstappen no GP da Hungria
Liam Lawson proporcionou um resultado surpreendente para a Racing Bulls ao superar Max Verstappen e a Red Bull no Grande Prêmio da Hungria.
Foi apenas a segunda vez desde o Grande Prêmio de Singapura de 2022 que Verstappen terminou fora das seis primeiras posições, cruzando a linha em nono lugar no Hungaroring, com Lawson uma posição à frente.
Liam Lawson admite surpresa ao superar Verstappen na Hungria
Foi a primeira vez na carreira de Lawson na Fórmula 1 que ele terminou à frente do atual campeão mundial quando ambos os carros completaram uma corrida, tendo sido companheiros de equipe por duas corridas no início do ano.
Terminando à frente da Red Bull "sênior" com o carro da equipe irmã, o consultor de automobilismo Helmut Marko admitiu que a operação de Milton Keynes sofreu com um problema relacionado a pneus durante todo o fim de semana no Hungaroring.
Para Lawson, marcou o terceiro resultado pontuável nas quatro corridas que antecederam a pausa de verão, destacando uma melhora acentuada na forma em comparação com o início da temporada.
Embora o neozelandês esteja ciente de que precisa continuar a entregar na segunda metade da temporada, ele ficou satisfeito com o trabalho do dia na Hungria.
Perguntado se estava surpreso por terminar à frente de Verstappen, Lawson respondeu à mídia, incluindo o PlanetF1.com: "Um pouco, porque no início, ele era muito rápido.
"Eu também vi [durante] o primeiro stint da corrida, ele era muito rápido no início. Ele me passou na primeira volta, e então acho que eles tiveram mais dificuldades com os pneus, então eu estava meio que esperando que fosse o mesmo [mais tarde]."
"Eu sabia que se eu o mantivesse lá [atrás de mim] por algumas voltas, talvez ele começasse a cair, e acho que foi mais ou menos o que aconteceu.
"Tem sido um ano muito difícil. Acho que é difícil conseguir uma sequência de bons resultados na F1, e recentemente tem sido bom para nós, mas, obviamente, temos toda uma segunda metade para ir, e precisamos aprender com o que está funcionando agora e tentar levar isso adiante."
Chegando à pausa de verão após sua melhor sequência de resultados em 2025, Lawson reduziu a diferença para Isack Hadjar na classificação de pilotos para dois pontos.
Mesmo tendo retornado aos pontos nas últimas corridas, Lawson credita apenas pequenas ajustes nos bastidores para aproveitar ao máximo sua máquina Racing Bulls.
"Para ser honesto, nada de grande mudou, exceto algumas pequenas coisas no carro, e pequenas coisas para mim que me ajudaram a me sentir confortável no carro", disse ele.
"Acho que é desde a Áustria que me sinto tão confortável no carro, mas a velocidade sempre esteve lá desde o início da temporada, desde que fizemos a troca.
"Tivemos apenas muitas pequenas coisas durante a primeira parte do ano e a consistência não estava lá, e agora está, mas também é muito difícil mantê-la, então precisamos tentar focar em mantê-la."