FIA Explica Por Que Red Bull Escapou de Punição Após Incidente Bizarro de Max Verstappen
A FIA explicou por que a Red Bull não sofreu punições, após um incidente bizarro envolvendo Max Verstappen durante o segundo treino livre para o Grande Prêmio da Hungria.
O Incidente
Durante o segundo treino livre em Hungaroring, o tetracampeão mundial foi visto jogando um pequeno pano para fora de seu RB21, tentando tirá-lo do circuito. Verstappen diminuiu a velocidade na curva 3 antes de se posicionar na parte interna da pista para jogar o pano em baixa velocidade; no entanto, ele acabou caindo no asfalto.
O pano permaneceu na pista pelo restante da sessão, mas estava a uma distância considerável da linha de corrida.
Por Que Nenhum Punição?
Normalmente, um carro sendo liberado de uma garagem com um objeto deixado dentro do cockpit é uma infração punível, com uma multa geralmente aplicada à equipe em questão. Nesta ocasião, apenas um aviso foi dado à Red Bull, pois o pequeno pano não impactou a capacidade de Verstappen de pilotar o carro.
O relatório dos comissários da FIA dizia: "Os Comissários ouviram o piloto do Carro 1 (Max Verstappen), o representante da equipe e revisaram evidências em vídeo e de vídeo onboard. Pouco depois do Carro 1 ser liberado de sua garagem, o piloto do Carro 1 foi observado jogando uma toalha para fora do cockpit. O piloto explicou que, enquanto estava na garagem, a toalha de rosto escorregou de seu colo para o lado do assento e a equipe não estava ciente de que ela permanecia no cockpit. Quando o piloto percebeu que ela estava lá, ele se moveu para o lado direito da pista e tentou jogá-la o mais longe possível do carro e da pista. Os Comissários determinaram que a toalha tinha o potencial de ficar presa no footwell e interferir na capacidade do piloto de controlar totalmente o carro e que, portanto, o carro foi liberado em condição insegura. Os comissários consideram este caso distinto de um caso em que um objeto duro (e, portanto, potencialmente perigoso) é deixado no cockpit e menos severo do que tal caso. Daí a imposição de um aviso à equipe."