Red Bull elogia Max Verstappen após incidente com Lewis Hamilton
A Red Bull elogiou Max Verstappen por "assustar" o piloto da Ferrari, Lewis Hamilton, "para fora da pista" durante o Grande Prêmio da Hungria no domingo.
Isso ocorre depois que Verstappen foi liberado de ter forçado outro carro para fora da pista após uma investigação pós-corrida pelos comissários da FIA.
Por que isso importa: Verstappen e Hamilton foram convocados pelos comissários em Budapeste após um incidente na Curva 4, na volta 29. O piloto da Red Bull fez uma manobra agressiva por dentro de Hamilton na aproximação da rápida curva à esquerda, com a Ferrari indo para a área de escape para evitar uma colisão. Embora os dois não tenham feito contato, o carro de Verstappen estava apenas marginalmente ao lado de Hamilton no momento do incidente.
Os detalhes: Após a corrida, Verstappen e Hamilton, juntamente com representantes das equipes Red Bull e Ferrari, foram obrigados a comparecer perante os comissários. No entanto, verificou-se que Hamilton renunciou ao seu direito de comparecer à audiência, sem que um motivo fosse fornecido. Os comissários eventualmente confirmaram que Verstappen "não enfrentaria nenhuma ação adicional" para o incidente.
O panorama geral: A equipe Red Bull deixou claras suas opiniões sobre o incidente na sequência do quase toque com Hamilton, elogiando o tetracampeão mundial por "assustar" seu rival para fora da pista. Em uma série de postagens em mídias sociais ao vivo durante a corrida, a conta oficial da Red Bull escreveu: "Volta 30 [sic]: Max assusta Lewis para fora da pista na Curva 4 e sobe para P11.", com a postagem acompanhada por um emoji de aplauso.
Verstappen e Hamilton, então da Mercedes, se envolveram em uma das batalhas pelo título mais emocionantes da história da F1 em 2021. A temporada terminou com Verstappen conquistando seu primeiro título mundial no controverso final em Abu Dhabi, enquanto Hamilton foi impedido de um oitavo título recorde.
O que vem a seguir: Verstappen dominou a F1 nos anos seguintes, vencendo 45 das 82 corridas realizadas desde o final de 2021 e adicionando mais três títulos à sua contagem. Hamilton, enquanto isso, foi limitado a apenas duas vitórias – ambas conquistadas em 2024 – nas últimas três temporadas e meia. Verstappen admitiu ter ficado confuso com o fato de seu quase toque com Hamilton ter sido considerado digno de uma investigação pelos comissários, já que os dois não se tocaram. "A questão é que nada aconteceu. Nós nem nos tocamos, é isso", disse Verstappen. "Então, para mim, é um pouco difícil entender por que tivemos a investigação após a corrida. Nós explicamos nosso lado. Bem, Lewis não estava lá, mas nós explicamos nosso lado da história. Não acho que Lewis realmente tenha sentido algo a respeito [da investigação]. Porque se ele realmente sentisse algo, ele estaria lá na sala dos comissários, certo? Acho que nenhum de nós teve o melhor fim de semana de qualquer maneira, então é apenas essa pequena coisa. O que é mais importante é que temos que olhar para o nosso desempenho, que não foi bom. Eu fui para uma manobra por dentro porque é uma curva rápida, mas com downforce você fica um pouco mais no controle. Acho que ele percebeu muito tarde que eu estava por dentro ali. Então ele se virou um pouco e então, claro, saiu da pista e foi isso. Nós não nos tocamos. Nada acontece."