O chefe de equipe da Sauber, Jonathan Wheatley, elogiou a "fantástica ética de trabalho" de Gabriel Bortoleto e revelou que o piloto brasileiro permaneceu até tarde com a equipe na sexta-feira, após a quebra do toque de recolher na Hungria.
Melhor resultado de Bortoleto na temporada
Bortoleto celebrou seu melhor resultado na temporada de estreia na Fórmula 1 no Grande Prêmio da Hungria, cruzando a linha de chegada em sexto lugar e conquistando oito pontos para a equipe.
Wheatley exalta a dupla de pilotos da Sauber
Após o marco para o piloto brasileiro, Wheatley aplaudiu a escalação de pilotos da equipe sediada na Suíça, afirmando que é a "mais colaborativa" do grid.
"Tenho que dizer que é a dupla de pilotos mais próxima e colaborativa que consigo lembrar em todo o meu tempo na Fórmula 1", explicou Wheatley ao Motorsport.com e a outros meios de comunicação.
"Gabriel tem uma fantástica ética de trabalho. Ele tem uma capacidade de absorver novas informações. Ele está provando em todos os sentidos ser a futura estrela que esperávamos que fosse. E Nico faz parte dessa jornada com ele."
"Do outro lado da mesa de engenharia, você tem essa experiência extraordinária e o talento comprovado de Nico. Quero dizer, estamos falando muito de Gabi hoje, mas Nico fez um trabalho tremendo. Você não vê ou não percebe porque não resultou em um final nos pontos. Mas como equipe, estamos muito satisfeitos com ambos os nossos pilotos."
Adaptação a novos circuitos
Ele acrescentou: "Vale a pena ressaltar novamente que ele não fez 10.000 km de testes com carros anteriores. Ele não fez 10.000 km no carro de Fórmula 1. É sua primeira temporada na Fórmula 1."
"Há tantos circuitos que ele ainda não visitou. E alguns estão por vir nos quais ele nunca esteve. Ele foi capaz de entregar brilhantemente nas últimas corridas em circuitos que ele conhece. E acho que ele amadureceu como piloto e se desenvolveu como piloto. E acho que ele será capaz de se adaptar a esses novos circuitos muito mais rapidamente do que fez na primeira metade da temporada."
Maturidade demonstrada em pista
A equipe quebrou o toque de recolher na noite de sexta-feira, após as duas primeiras sessões de treinos no Hungaroring. Bortoleto ficou até tarde com a equipe, o que Wheatley acredita que demonstra sua maturidade.
"Gabriel ficou e veio agradecer à sua equipe no final da noite. Acho que isso mostra não apenas o nível de maturidade que ele tem, mas o nível de respeito que ele tem pela equipe."