Fred Vasseur, chefe da equipe Ferrari, respondeu fortemente aos comentários de autocrítica de Lewis Hamilton.
Hamilton, após a qualificação para o Grande Prêmio da Hungria, descreveu a si mesmo como "absolutamente inútil" e sugeriu que a Ferrari deveria buscar um substituto. Largando em 12º no grid, Hamilton terminou a corrida em 12º, após uma disputa com Max Verstappen pelo 11º lugar.
Vasseur comentou as declarações de Hamilton: "Ele é exigente, mas é também por isso que ele é um heptacampeão mundial. Ele é exigente com a equipe, com o carro, com os engenheiros, com os mecânicos, comigo, mas antes de tudo, ele é muito exigente consigo mesmo. Quando você é um heptacampeão, seu companheiro de equipe está na pole position, e você está fora no Q2, é difícil. É uma situação difícil.
"Quando você olha mais de perto, ele estava na frente de Charles no Q1, e estava um décimo atrás no Q2. Não estávamos longe de ter os dois carros no Q2. O resultado é que Charles conseguiu a pole position. Honestamente, a diferença não era de 1.2 segundos.
"Eu posso entender a frustração de Lewis. Isso é normal, e ele voltará para a Ferrari. Nós discutimos isso muito depois da qualificação."
Descrevendo a corrida de Hamilton como "difícil", ele acrescentou: "Nós arriscamos começando com o pneu duro, e ele ficou preso em um trem de DRS. Mas quando ele estava sozinho, o ritmo era bom.
"Tenho certeza de que ele voltará em Zandvoort e terá um bom desempenho".
Comparação Hamilton-Verstappen
Hamilton mostrou ritmo e desempenho em alguns momentos nesta temporada, e seus comentários de sábado foram, possivelmente, no calor do momento, com sua frustração aumentando.
Vasseur aprofundou a situação da qualificação entre Hamilton e Leclerc: "O problema é que quando estávamos com falta de performance e em risco, ele fez uma volta dois décimos mais lenta que Charles, e foi eliminado no Q2. Não sei se tivemos azar com Lewis ou sorte com Charles em passar, e que ele pudesse competir no Q3 e fazer a pole. No final das contas, é muito por pouco.
Fazendo uma comparação com Max Verstappen, que também raspou para o Q3, Vasseur acrescentou: "Foi quase o mesmo para Max. Eu falei com Laurent (Mekies), e eles estavam muito perto de serem eliminados.
"É tão apertado que você pode ser eliminado, e não é porque você foi eliminado que você não está em lugar nenhum. Se você pode competir no Q3, você pode ter um bom resultado.
"É verdade que ele (Hamilton) teve uma recuperação muito boa depois de Miami, Espanha, Silverstone, Áustria, que ele estava igualando Charles, e até algumas vezes ele esteve na frente de Charles em qualificação. No último fim de semana (na Bélgica), quando ele perdeu o carro na curva 14, ele estava seis décimos mais rápido que Charles.
"Eu conheço o jogo. Você tem que completar a volta, e eu sei que você tem que completar a corrida. Não faz sentido liderar a corrida por 40 voltas se você não consegue terminar. Você tem que evitar tirar conclusões muito rapidamente".