Últimas Notícias F1

Volta de Bearman é deletada na qualificação: FIA explica confusão com bandeira vermelha

Volta de Bearman é deletada na qualificação: FIA explica confusão com bandeira vermelha

Resumo
O melhor tempo de Oliver Bearman na qualificação em Ímola foi deletado devido a uma bandeira vermelha, embora ele tenha completado a volta antes do sinal. A FIA explicou que o tempo foi invalidado porque Bearman cruzou a linha de chegada 3,2 segundos após a bandeira vermelha ter sido exibida. Apesar da contestação da Haas, a decisão foi mantida, frustrando Bearman.

Volta de Bearman é deletada: FIA explica confusão bizarra com bandeira vermelha

O melhor tempo de Oliver Bearman na qualificação em Ímola foi deletado, gerando controvérsia e uma explicação da FIA.

O Incidente

Bearman marcou o tempo de 1:16.077 no Q1, volta que o levaria ao Q2. No entanto, o tempo foi posteriormente deletado, deixando-o em 19º lugar.

Reação de Bearman

Visivelmente frustrado, Bearman declarou: "Acredito que seja totalmente injusto ter o tempo deletado. Sinto que, uma vez que eles tomam uma decisão – mesmo que esteja errada, claramente errada – eles não vão voltar atrás". Ele acrescentou que nenhuma explicação clara foi fornecida na ocasião, deixando tanto ele quanto a equipe Haas perplexos.

Explicação da FIA

A FIA esclareceu que a deleção foi devido a um incidente de bandeira vermelha envolvendo Franco Colapinto. De acordo com o comunicado da FIA:

  • A condição de bandeira vermelha foi iniciada às 16:32.17.6.
  • Bearman cruzou a linha de chegada às 16:32.20.9, aproximadamente 3,2 segundos após a bandeira vermelha ter sido exibida no pórtico de largada.
  • O atraso no Q2 foi para permitir que os comissários consultassem especialistas em cronometragem e verificassem os dados para garantir que a decisão correta fosse tomada em relação à volta de Bearman.

Apesar da Haas contestar vigorosamente a decisão, os comissários a mantiveram após revisar as evidências.

Impacto em Bearman e Haas

Bearman expressou decepção, observando que a volta deletada era uma chance de mostrar as novas atualizações da equipe. "É a única chance que temos de mostrá-la. Eu fiz uma volta representativa e tirei o máximo do carro, e é isso que temos para mostrar. É uma grande pena".

Artigo original :https://www.planetf1.com/news/fia-explanation-oliver-bearman-q1-elimination-emil...

logoPlanetF1