
Colapinto penalizado em uma posição no grid por infração em Ímola
Mais problemas para Franco Colapinto com investigação da FIA sobre incidente no GP de Ímola
O piloto da Alpine, Franco Colapinto, foi penalizado em uma posição no grid por uma infração durante a classificação para o Grande Prêmio da Emília-Romanha, confirmou a FIA.
Colapinto está fazendo sua primeira aparição na temporada 2025 da F1 em Ímola neste fim de semana, tendo substituído Jack Doohan na Alpine após o Grande Prêmio de Miami no início deste mês.
Franco Colapinto é penalizado em uma posição no grid após infração no GP de Ímola
O argentino sofreu um grave acidente no Q1 no sábado, batendo na barreira após perder o controle na saída da chicane de Tamburello.
O acidente de Colapinto ocorreu momentos depois de ele entrar no pit lane antes que a FIA comunicasse um tempo de relargada após a bandeira vermelha devido à batida de Yuki Tsunoda no início do Q1.
O piloto da Alpine recebeu uma penalidade de uma posição no grid como resultado.
Contratos da F1: Feitos para serem quebrados?
A decisão dos comissários foi a seguinte: "Os Comissários ouviram o piloto do Carro 43 (Franco Colapinto), o representante da equipe e revisaram vídeos, rádio da equipe e evidências de vídeo do carro, e determinaram o seguinte:"
"O representante da equipe declarou que deu a instrução para o carro avançar lentamente, mas não para ser liberado totalmente. O piloto entendeu mal a instrução e entrou na pista rápida antes que o tempo de relargada fosse oficialmente confirmado, em violação às notas do evento do Diretor de Prova.
"Uma vez feito isso, era tarde demais para reverter o curso e a equipe instruiu o piloto a prosseguir pelo pit lane.
"A equipe argumentou que nenhuma vantagem esportiva foi obtida neste caso, pois havia tempo suficiente restante para outras equipes realizarem seus planos de volta, já que este era o início da sessão.
"O representante da equipe e o piloto pediram desculpas pela infração inadvertida.
"Os Comissários consideram que esta infração foi inadvertida, mas exigiu a imposição de uma penalidade esportiva.
"No entanto, como a infração foi não intencional e não resultou em qualquer vantagem esportiva, decidimos impor uma penalidade de uma posição no grid.
"Uma infração semelhante em circunstâncias diferentes poderia resultar em uma penalidade esportiva mais severa no futuro."
A penalidade de uma posição de Colapinto espelha a punição dada aos pilotos da Mercedes, George Russell e Andrea Kimi Antonelli, pela mesma infração durante a classificação para o Grande Prêmio do Bahrein no mês passado.
Mais sobre Franco Colapinto e Alpine em PlanetF1.com
A queda no grid de Colapinto ocorre após Doohan ter sido visto no paddock de Ímola em sua nova função como piloto de reserva da Alpine. A Alpine confirmou, após o anúncio da promoção de Colapinto, que Doohan permanecerá 'uma parte integrante da equipe', apesar de ter perdido seu assento de corrida, com o australiano sendo considerado o 'piloto de reserva de primeira escolha' da equipe caso Colapinto ou Pierre Gasly sejam afastados.
PlanetF1.com apurou que Doohan chegou a Ímola na manhã de sábado, após apoiar os esforços da Alpine a partir do simulador da equipe em Enstone na sexta-feira. O australiano postou uma imagem de si mesmo no simulador na função de stories do Instagram. Espera-se que Doohan realize as funções padrão de piloto de reserva em Ímola, observando e apoiando a equipe e contribuindo quando apropriado.
Artigo original :https://www.planetf1.com/news/franco-colapinto-fia-investigation-imola-qp-qualif...





