Últimas Notícias F1

Sainz admite: "O risco em Ímola me custou caro". Mensagem de rádio inédita da Williams.

Sainz admite: "O risco em Ímola me custou caro". Mensagem de rádio inédita da Williams.

Resumo
Carlos Sainz revelou que arriscou ao sair por último no Q3 em Ímola, esperando capitalizar na evolução da pista e no vácuo, mas o tráfego custou-lhe caro, impedindo um resultado melhor que o sexto lugar. Apesar disso, ele está satisfeito com seu ritmo e sintonia com a Williams.

Mensagem de rádio inédita da Williams para Sainz: "O risco em Ímola nos custou caro"

Carlos Sainz admite que sua decisão de sair por último no Q3 em Ímola "custou caro", lamentando o tráfego que o impediu de obter um resultado melhor.

Capaz de terminar entre os dez primeiros em todas as sessões de treinos livres, Sainz foi para a qualificação para o Grande Prêmio de Emilia Romagna buscando uma vaga no top 10. Por um momento, ele parecia poder brigar por uma posição entre os quatro ou cinco primeiros, já que liderou o Q2 com um tempo de 1:15.198, superando os companheiros de equipe da McLaren, que foram os mais rápidos durante o fim de semana.

No entanto, no Q3, Sainz foi o último a deixar os boxes para sua última tentativa e acabou no tráfego, o que prejudicou sua preparação. Ele terminou o Q3 com o sexto tempo mais rápido, seu 1:15.432 ficando mais de dois décimos atrás de seu melhor tempo no Q2.

O chefe de equipe da Williams, James Vowles, elogiou o espanhol pelo rádio após a qualificação, chamando sua volta no Q2 de "uma volta que ficará conosco o ano todo".

A mensagem de rádio inédita de James Vowles para Carlos Sainz

"Carlos," disse Vowles, "eu ia dizer que seria P5, mas muito bem feito dadas as circunstâncias. Voltas realmente impressionantes. A volta que você fez no Q2, ela ficará conosco o ano todo. E, sim, realmente, realmente impressionante pilotagem. Vamos buscar isso."

Sainz, respondendo ao seu chefe de equipe, expressou seu arrependimento no momento, admitindo que poderia ter sido melhor se ele não tivesse tomado a decisão de sair por último.

"Obrigado James, e foi minha decisão sair tarde, então eu assumi o risco, então não sou...", disse ele.

O tricampeão de Grandes Prêmios compartilhou mais sobre esse risco quando falou com a Sky F1 após a qualificação.

Revelando que foi sua decisão ser o último dos dez pilotos na pista no Q3, ele esperava capitalizar na evolução da pista, bem como ganhar o vácuo (slipstream) daqueles que estavam à frente.

"A coisa boa," disse ele, "é que eu sei que essa volta é perfeitamente repetível, com um bom out-lap novamente no Q3 e fazendo tudo. Ok, 15.1, 15.0 foi o limite do carro hoje, e eu sei que poderia ter feito isso no Q3.

"O problema é que assumimos um risco ao sair por último. Nos vimos potencialmente lutando pelo top 5, top 4. Eu disse: 'Vamos sair por último, vamos tentar maximizar a evolução da pista. Conseguir um vácuo na reta, e talvez sejamos top 4, top 3.'

"Isso se voltou massivamente contra nós, e fizemos 15.4, que está quatro décimos de onde deveríamos estar."

"Acabei fazendo 15:4 no Q3 com muito tráfego no out-lap," acrescentou. "Entramos em uma luta massiva entre Antonelli [era Russell, ed. nota] e Gasly e eu tentando sair no final, tentando maximizar a evolução da pista e um vácuo. Isso comprometeu meu Q3."

Sainz, no entanto, estava longe de estar decepcionado, pois acredita que seu ritmo em Ímola mostra que ele está dominando o carro da Williams F1.

"Hoje, eu não me importo tanto, porque eu vi tanto potencial dentro do carro e dentro de mim mesmo," disse ele. "Eu me senti tão em sintonia com o carro, que a diferença entre ser P6 e P5 não é grande o suficiente para eu ficar decepcionado por não ter maximizado o top 5, o que foi possível hoje.

"É por isso que eu não me importo, porque é apenas uma posição de 15.1 e estou muito orgulhoso da velocidade que tivemos hoje em uma pista muito exigente com curvas de alta velocidade e, na minha sexta corrida, ser tão rápido é um sinal muito bom."

Artigo original :https://www.planetf1.com/news/unheard-williams-radio-message-carlos-sainz-imola-...

logoPlanetF1

F1 COSMOS | Sainz admite: "O risco em Ímola me custou caro". Mensagem de rádio inédita da Williams.